terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conhecendo o termo "REFUGIADOS".


O que são os REFUGIADOS ?

“Toda pessoa que, devido a fundados temores de ser perseguido por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertença a determinado grupo social ou opiniões políticas, se encontre fora do país de sua nacionalidade e não possa ou, por causa de ditos temores, não queira valer-se da proteção de tal país” Art.1-A da Convenção de Genebra sobre o Estatuto dos Refugiados, de 1951 e seu protocolo de 1967.
Segundo a lei brasileira(Lei 9474/97, art.1º, inciso III) é também considerado refugiado “ a pessoa que, devido a grave generalizada violação de direitos humanos, é obrigada a deixar seus país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país”.


Tipos de Refugiados:

-Refugiados Políticos
São aqueles que fogem devido a perseguições por motivos políticos em seus países;

-Refugiados Religiosos
São aqueles que fogem de seus países devido a perseguições que decorrem de suas crenças religiosas;

-Refugiados de Guerras
São aqueles que fogem devido a guerras que assolam seus países;

-Refugiados Étnicos
São aqueles que fogem devido a perseguições ou massacres relacionados a sua etnia;

-Refugiados Ambientais
São aqueles que abandonam seu lugar de origem ou lugar onde vive caso as condições do meio ambiente se tornarem instáveis o suficiente para impedir seu modo de vida.


Ione Graziela Ianelle

2 comentários:

  1. Olá, meninas!
    Aqui é o Prof. Aldo. Não estranhem, mas, por motivo de facilidade, me conectei usando a ID da minha mãe, que é blogueira.
    Para um primeiro post, está ok. Peço apenas que cada uma de vocês se identifique ao colocar uma postagem. Assim posso saber a quem pertence cada post.
    Um abraço.

    ResponderExcluir