domingo, 14 de outubro de 2012

ACNUR



O que é ?
 ACNUR (Alto Comissariado das nações unidas para refugiados) é um organismo internacional humanitário e estritamente apolítico que tem por missão proteger e ajudar os refugiados em todo mundo, foi criado em conformidade com a resolução 425 (V) da Assembléia Geral das Nações Unidas e iniciou suas ações em 01 de janeiro de 1951.  O ACNUR já foi condecorado com dois prêmios Nobel.
O organismo  atribui em seu estatuto duas principais funções: assegurar a proteção internacional dos refugiados e procurar soluções permanentes e duradouras para os seus problemas.

A Missão do ACNUR
O ACNUR tem como propósito assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados internacionais, empenham-se em garantir que qualquer pessoa refugiada exerça o direito de buscar e gozar de refugio seguro em outro país e, caso assim deseje, regressar ao seu país de origem.


Embaixadores da boa vontade ACNUR
 Os embaixadores da boa vontade apesar de suas diversas carreiras, como, artistas, intelectuais, atletas, cantores entre outras celebridades, todos possuem algo em comum: a disposição em usar seu tempo e influência para ajudar aquelas pessoas forçadas a deixar suas casas todos anos. Como emplos de embaixadores da boa vontade temos: Angelina Jolie e o Estilista Giorgi Armani.


O Comitê Executivo (ExCom)
 O Comitê Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados (ExCom, na sigla em Inglês) é um órgão subsidiário da Assembléia Geral das nações unidas que entrou em 1 de janeiro de 1959. Foi criado em 1958 pelo conselho Econômico e social (ECOSOC) por meio de uma solicitação da Assembléia Geral.
Na resolução 1166 (XII) de 1957, a Assembléia Geral:
"Requer que o conselho econômico e social estabeleça um comitê Executivo do programa Alto Comissariado, que consistirá de representantes de vinte ou vinte e cinco Estados membros das Nações Unidas ou Estados membros de quaisquer agências especializadas, eleitos pelo Conselho na mais ampla base geográfica possível, com demonstrado interesse á solução dos problemas relativos aos refugiados".
De acordo com o mandato, o ExCom têm como funções principais:
I-Assessorar o ACNUR no exercício de suas funções de acordo com o estatuto da agência;
II-Revisar anualmente o uso dos fundos á disposição do ACNUR e dos programas propostos ou que já estão em execução.

Por tais razões, o ExCom adota "conclusões" - principalmente em temas de proteção apresentados pelo ACNUR - e "Decisões" - revisão do uso de fundos e programas.
Desde sua criação, o número de membros do ExCom de 25 para 85 Estados membros, eleitos por meio de um complexo processo que envolve o ECOSOC e a Assembléia Geral.


Fonte: ACNUR _BR

Larissa Azevedo Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário